Ler, escrever & amar: Escrita Suja

Por: Luis Moura

Saudações leitores da minha, da sua, da nossa digníssima coluna, hoje irei falar sobre a escrita limpa, um termo muito conhecido no meio mas pouco usado infelizmente.
Com o advento do Wattpad inúmeros escritores e entusiastas do ato da escrita vem nos mostrando suas ideias e alguns poucos seu talento, falo da plataforma em questão como simples exemplo mas a ausência da escrita limpa vem afligindo muitos outros campos.
Mas enfim o que é a escrita limpa, se você aí do outro lado da telinha costuma ler a coluna sabe que gosto de exemplificar e desta vez não será diferente, quero que leiam com atenção os pequenos textos abaixo.

Texto 1:

—Oi Claire, quer bolo? Estendeu o pedaço mordido em sua direção.

—Não quero não, valeu.

Ela adorava o modo gentil de Larry, suas gentilezas a faziam sorrir.

Texto 2:

—Oi Claire, quer bolo? Estendeu o pedaço mordido em sua direção.

—Não, valeu. Fez uma negativa com a mão.

Ela adorava as gentilezas de Larry, lhe faziam sorrir.

O mesmo texto mas sem ruído de informação, "sem encher linguiça", sem rodeios inúteis que tem como função apenas fazer volume nas páginas e não acrescentam nada às histórias contadas.
Uma pergunta, quem você conhece que resolveu ser mecânico e dois dias depois abriu uma oficina, decerto ninguém, seria uma loucura e um serviço de péssima qualidade certo?
Porque então uns e outros consideram que podem escrever apenas porque querem, sem preparação nenhuma para tal?
Eu não tenho dúvidas em taxar a resposta desta pergunta, simplesmente não podem mas isso é um assunto para outra coluna, promessa de escoteiro, voltemos à escrita limpa.
Repetição de palavras na mesma frase, expressões que se repetem inúmeras vezes em um só parágrafo, gírias em narrações, a troca repentina em alguma característica física do personagem, todas estas são formas de escrita suja e dificultam o entendimento e empatia do leitor, e isso definitivamente não é bom.
Para os aspirantes a escritor eu tenho uma dica, leiam, estudem, pesquisem, incessantemente, isso enriquece as ideias e é um contraceptivo potente contra o pior dos males de um escritor, o bloqueio criativo.
Então é isso, leiam, escrevam e amem.

FRASE LITERÁRIA DE HOJE

"Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, porém, sinceridade em excesso é absolutamente fatal"

Oscar Wilde


CONVERSATION

Back
to top