RESENHA: FANGIRL | RAINBOW ROWELL


Titulo: Fangirl
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Número de páginas: 421


Sinopse:

“Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é reamente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; esta sempre antenada ao fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia do filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela nao quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizr, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real.
Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companehria de quarto, Cath se vê sozinha e ompletaente fora de sua zona de conforto.
Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.
Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?”

Resenha:
O que falar sobre Fangirl? Eu amo esse livro, me identifico muito com a Cath que é uma autora de fanfiction que ama o que faz, e olha só, eu era uma autora na minha adolescencia, só que de fanfics de bandas, e então quando eu soube de Fangirl eu fiquei muito, muito desesperada para ler esse livro, e sabe de uma coisa, eu não me decepcionei não, Fangirl é um livro que realmente mostra sobre os sentimentos de uma autora de fanfic.
Aliás, uma pequena parada para explicar o que é uma fanfic:

Fanfic, ou seu termo em inglês fanfiction, são histórias criadas por fãs baseado em animes, bandas, celebridades, séries,mangás, músicos, livros, filmes, história em quadrinhos e outros diversos assuntos.”

Em Fangirl é contada a estória das irmãs Cather e Wren que são gêmeas idênticas, é contada pelo ponto de vista da Cather (ou melhor Cath). As duas foram abandonadas pela mãe quando tinham apenas 8 anos e foram criadas pelo pai, que no decorrer da história percebemos que tem alguns surtos e que no final, são elas que cuidam dele.
A estória começa com as duas indo para a faculdade, enquanto Wren é descolada e completamente social, Cath é mais calada e não muito sociável, tímida e que se esconde muitas vezes dentro do quarto.

“– Dividimos o quarto há dezoito anos! – Wren argumentou. Estava sentada na ponta da cama
de Cath, usando aquela cara de eu-sou-a-madura-por-aqui.
– E deu muito certo. – Cath disse, com um aceno que cobriu todo o recinto – as pilhas de
livros e pôsteres de Simon Snow; o armário onde enfiavam todas as roupas sem nem se
preocupar, na maior parte do tempo, quais pertenciam a quem.”

O problema é quando vão para a faculdade, Wren não quer mais dividir o mesmo quarto com Cath, o que a deixa magoada, pois nunca tinha ficado muito tempo sem a irmã.
Cath é completamente viciada e apaixonada por Simon Snow uma série de livros (que nós acabamos percebendo que é uma versão fictícia de Harry Potter) e tem uma fanfiction que faz muito sucesso na internet, Wren a ajudava a escrever, mas Wren cresceu e quer coisas novas, quer aventuras na faculdade, enquanto Cath ainda ama cada pedacinho de Simon Snow e sua fanfiction, que é seu refugio principalmente nos momentos solitários.

Havia um garoto no quarto dela.
Cath olhou para o número escrito na porta, depois para o bilhete em sua mão, com a
indicação do quarto.”

A estória é contada enquanto se espera o último livro do Simon Snow e quando Cath tenta terminar sua fanfiction antes do livro ser lançado, no meio disso tudo, ela começa a ter contato com sua companheira de quarto Reagan que é uma punk e muito mal humorada e deixa Cath nervosa e no começo com medo mostrando depois ser uma amiga fiel, Reagan tem  como melhor amigo Levi, que é um garoto doce, mas que deixa Cath desesperada, pois não sabe muito bem lidar com garotos e contando o fato que ele vive no quarto das duas.

“- Tô com saudade.
– Que bobagem. Te vi hoje de manhã.
– Não é o tempo – disse Levi, e ela podia escutar seu sorriso. – É a distância.”

Levi se mostra um cara fantástico e fofo, mesmo com toda a rejeição de Cath com ele, é um romance de vários suspiros, pode acreditar.
O desenrolar da estória é muito cativante, Cath amadurece e percebe que muitas coisas são diferentes, que mesmo amando fanfic ela precisa fazer um texto original para sua aula de escrita da ficção o que acaba sendo difícil para ela, mesmo sendo uma excelente autora de fanfiction.
Para quem já leu fanfiction, acredite em mim, vocês vão amar e se identificar muito com o livro, para quem ainda não leu, bem, vocês vão gostar da mesma forma.

CONVERSATION

Back
to top